Para atender às necessidades daqueles que mais precisam de nossa ajuda. Como voluntário e cidadão ativo, você nos ajuda a construir uma sociedade mais justa e solidária. Junte-se ao maior movimento humanitário do mundo!

Porque ser voluntário da CVM?
Para atender às necessidades daqueles que mais precisam de nossa ajuda. Como voluntário e cidadão ativo, você nos ajuda a construir uma sociedade mais justa e solidária. Junte-se ao maior movimento humanitário do mundo!
O que faz a CVM?
Se esforça para prevenir e aliviar o sofrimento humano em toda e qualquer circunstância fornecendo serviços sociais e de saúde para aqueles que mais necessitam, e desenvolvemento a gestão de desastres.
Tenho que ter habilidades específicas para ser voluntário?
Não. Você terá acesso a um sistema de treinamento que não só lhe fará sentir mais tranquilo em suas ações, como também lhe permitirá adquirir conhecimentos para toda a vida.
Eu posso propor um projecto?
Você tem uma ideia de ação solidária? A criatividade e a inovação para enfrentar os desafios humanitários de hoje e de amanhã serão sempre bem-vindos na CVM. Mande-nos uma mensagem!
Como posso ajudar a Cruz Vermelha de Moçambique?
Se você quiser nos ajudar financeiramente possibilitando assim o desenvolvimento de nossos projetos, você pode optar por tornar-se membro da CVM ou fazer uma doação.
Quando foi fundada a Cruz Vermelha de Moçambique?
A CVM foi fundada no dia 10 de julho de 1981. Em maio de 1988 foi reconhecida pelo Governo de Moçambique, e em outubro de 1989, tornou-se membro oficial da FICVCV.
Quem financia a Cruz Vermelha de Moçambique?
A maior parte de seu orçamento vem de doações e taxas de recuperação de custos cobradas por serviços realizados. Em ocasiões pontuais, o Governo Moçambicano contrata a CVM para a prestação de serviços.
O que significa FICVCV (em inglês IFRC)?
A Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. Trabalha em três áreas: resposta e recuperação de desastres, desenvolvimento, e promação da inclusão social e da paz.
Qual é a diferença entre a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho?
São símbolos da mesma organização internacional. A única diferença é que em países com governo ou maioria muçulmana usam o crescente, já que a cruz é vista como um símbolo cristão.
Eu posso usar o emblema da Cruz Vermelha?
Nenhuma organização, exceto a Cruz Vermelha de Moçambique e os serviços médicos das forças armadas, tem o direito de usar o emblema da Cruz Vermelha em Moçambique.
Quantos países têm uma Sociedade da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho?
São 191 Sociedades Nacionais que fazem parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, incluindo a Sociedade Estrela Vermelha de David, em Israel.
Quais são os 7 princípios fundamentais da Cruz Vermelha?
Humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade, e universalidade.
Quais são os 3 componentes da Cruz Vermelha?
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), e as 191 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
A Cruz Vermelha é uma organização cristã?
Não. A Cruz Vermelha não toma partido em hostilidades ou envolve-se em controvérsias de natureza política, racial, religiosa ou ideológica.