Ligue já: +258 82 3012251/2

Cruz Vermelha promove saúde pública, através de um Mural pintado na Escola Primária Completa Unidade 29

No âmbito do Projecto “Apoio ao Município de Maputo mediante acções comunitárias que promovem a saúde pública e a melhora da gestão do meio ambiente nos mercados de Mavalane, Benfica e 1 de Junho, na Cidade de Maputo”, implementado pela Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) e a Cruz Vermelha Espanhola (CVE), em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, foi inaugurado um Mural pintado na Escola Primaria Completa Unidade 29, no Bairro George Dimitrov, em Maputo.

 

A actividade foi realizada durante 12 dias, em colaboração com estudantes e pessoal docente da Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo (ENAV). O Mural com 100 metros de largura dispõe de ilustrações e mensagens informativas e educativas para a comunidade residente na área adjacente à Escola Unidade 29 e mercado George Dimitrov sobre as medidas à aplicar para a prevenção de doenças hídricas asssim como das relacionadas com a higiene e saneamento do meio que são os casos de malária, cólera e diarreias.

 

Nesta inauguração estiveram presentes a Direcção, pessoal docente e comunidade estudantil da Escola Primária Completa Unidade 29, a Secretária do Bairro George Dimitrov e chefe do quarteirão, representações da Cruz Vermelha de Moçambique e Cruz Vermelha Espanhola, bem como representantes da Direcção Municipal de Mercados e Feiras e pessoas residentes no bairro.

 

No acto de inauguraçãoa ocasião, as(os) alunas(os) da Escola Unidade 29 beneficiaram de uma palestra ministrada pela equipa de Voluntariado da Cruz vermelha de Moçambique sobre as regras de higiene necessárias para evitar a cólera, diarreia e malária. A palestra esteve em concordância com as mensagens que o Mural apresenta, desde a higiene pessoal, a limpeza do ambiente doméstico até o uso das redes mosquiteiras. Em paralelo, foi feita uma demostração para as(os) alunas(os) sobre o processo correcto de higienização das mãos.

 

Para alunos como Adélia Carlos Marcos e Alfredo Nuvunga da 5ª classe, as mensagens contidas no Mural permitiram-lhes adquirir e reforçar conhecimentos sobre a hábitos de higiene adequados que permitem evitar doenças, pelo que compromentem –se a transmiti-los aos seus familiares em casa. Salientaram que gostavam que a Cruz Vermelha pudesse pintar mais murais em outras escolas do Bairro para ajudar a mais pessoas da comunidade à prevenir doenças.

 

De acordo com o professor de ENAV, Calisto Necuane, foi um desafio trabalhar num Mural de 100 metros de largura, pois a equipa de traballho passou 12 dias no local enfrentando  muitas dificuldades, como por exemplo, a variação da temperatura ambiente. “Mas valeu a pena e estamos satisfeitos com o resultado final. Esperamos que, com este projecto, a ENAV possa contribuir, como instituição de arte, com estas imagens para educar sobre questões de saúde pública, pois à  medida que as pessoas forem passando irão retendo as mensagens do mural sobre a importância da higiene”, disse Calisto.

 

Para o Director da Escola Primária Completa Unidade 29, Amílcar Zandamela, o Mural inaugurado constitui uma iniciativa positiva dado que permite uma boa ilustração da realidade. “Nós como uma instituição de ensino recebemos com muito gosto esta iniciativa porque vamos passar a difundir informações mostrando in loco a correcta gestão dos resíduos sólidos e como prevenir as doenças que assolam a comunidade. Vamos fazer os possíveis para que o Mural se mantenha em mesmas boas condições”, disse Zamdamela.

 

Neste contexto, a CVE e a CVM, representadas pela Delegada Edna Chongo e pela Secretária Maria Rosária Guiticua, respectivamente, mostraram satisfação pela forma como ambas Escolas (ENAV e EPC Unidade 29) acolheram e colaboraram activamente com esta iniciativa, apoiando à Cruz Vermelha e ao Conselho Municipal de Maputo, na sua acção de promoção da saúde pública no Bairro George Dimitrov e na cidade de Maputo. Ambas apelaram à comunidade estudantil e à Direcção da Escola para a conservação do mural de modo a este que possa ser o “Cartão de Visita” da Escola e do Bairro no geral.

 

www.realpornfilms.com indian sex tube hdpornmobile.org mature porn video