Ligue já: +258 82 3012251/2

Faça uma doação à CVM

Faça uma doação avulsa à Cruz Vermelha de Moçambique

13 de abril de 2019: Mula, Sampaio e Valdivia trabalham no Centro de Tratamento de Cólera do Hospital da Cruz Vermelha. Foto: Saara Mansikkamäki / Cruz Vermelha da Finlândia

Solicitamos que doem o valor que desejarem, efectuando um depósito ou uma transferência bancária em uma das contas da Sede Nacional da Cruz Vermelha de Moçambique abaixo listadas. Para doações à estruturas locais da instituição, lhes pedimos que entrem em contato direto com as mesmas para obter as orientações necessárias sobre como proceder.

 

Dados bancários

CVM – Apoio as vítimas das cheias
CONTA BIM: 54601495
Moeda: Meticais
IBAN: MZ59 0001 0000 0005 4601 49557
NIB: 0001 0000 0005 4601 49557
BIC (Antigo código SWIFT): BIMOMZM

Porque a CVM prefere doações em dinheiro a doações de itens como roupa, comida e cobertores?

Numa situação de emergência, a ajuda deve ser adequada às necessidades das pessoas afectadas e chegar o mais rapidamente possível.

 

O donativo de artigos, como cobertores, roupas, alimentos, ou medicamentos podem ser recursos valiosos numa acção de emergência. No entanto, podem não ser adequados às necessidades do momento.

 

Ademais, a Cruz Vermelha de Moçambique segue determinadas normas de qualidade que pretendem padronizar os artigos, conferindo-lhes um nível mínimo de qualidade em todo o mundo. Seguimos as directivas do manual de logística da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – Emergency Items Catalogue – desenvolvido com base em mais de 140 anos de experiência em cenários de intervenção operacional.

 

O preço dos artigos é um outro quesito que devemos levar em consideração. Por exemplo, pelo preço que o doador pagará por um conjunto de artigos de higiene (composto por xampu, pasta de dentes, escova de dentes, sabonete, lâmina de barbear descartável, toalhetes, papel higiénico e detergente para a roupa) a Cruz Vermelha, pelo seu estatuto, consegue adquirir mais kits de higiene (as vezes, para até 6 pessoas!).

 

Também existe a questão do transporte dos artigos até ao local da emergência cujo custo é, na maioria das vezes, mais elevado do que o valor do próprio artigo.

 

Pelas razões acima explicadas e para responder a uma emergência, a Cruz Vermelha prefere doações monetárias ao donativo de artigos. O dinheiro pode, de forma muito rápida e simples, ser transferido para qualquer conta bancária ou convertido imediatamente nos bens mais urgentes em qualquer parte do país.

Agradecemos pela sua gentileza!