

No âmbito da implementação do Projecto “Fortalecimento das capacidades nacionais, distritais e locais de preparação e resposta perante desastres, ligando o aviso prévio à acção antecipada e fomentando a sua escalabilidade”, financiado pelo Escritório Humanitário da Comissão Europeia (ECHO), a Cruz Vermelha de Moçambique (CVM), em parceria com a Cruz Vermelha Espanhola (CVE), trocam experiências com Malawi Red Cross (MRC), onde fortaleceram as capacidades a níveis Nacional, Provincial, Distrital e Local na implementação da abordagem de Assistência em Dinheiro e Senhas em Moçambique.
A CVM solicitou à MRC o envio de seus técnicos à Moçambique para prestarem apoio na componente de Assistência em Dinheiro e Senhas, de 12 a 23 de Agosto de 2019, nos distritos de Namacurra e Caia nas províncias da Zambézia e Sofala, respectivamente.
Durante a troca de experiências foram realizadas sessões de capacitação sobre a Pesquisa de Mercados (Market Assessment) e o Uso de KOBO para a recolha e processamento de dados, aos técnicos nacionais e 24 voluntários (12 em Namacurra e 12 em Caia).
Com isso, a equipa e voluntariado da CVM tiveram a oportunidade de aprender e aprofundar os temas relacionados com o estudo dos mercados, mapeamento dos mercados antes e depois dos desastres, mapeamento dos elementos e factores que influenciam os mercados assim como a aplicação de tecnologias para a recolha e processamento de dados com recurso a tablets mediante o uso do aplicativo KOBO. Portanto, foi possível produzir um mapa que demonstra a situação dos mercados do distrito de Caia no período normal o qual poderá ser aplicado para avaliação em caso de desastres.
Um dos resultados imediatos do encontro foi que os actores locais, governamentais e a Cruz Vermelha de Moçambique, a todos os níveis, e as comunidades vulneráveis reforçaram a sua capacidade de preparação e resposta no final da acção. Outro ganho muito importante foi a consolidação da relação com o MRC onde estes mostraram abertura para apoiar à CVM sempre que for necessário em todos os domínios com o enfoque para a ADS.
De ressaltar que a sessão de trocas de experiências entre CVM e a Cruz Vermelha do Malawi iniciou em Julho de 2018, onde a CVM se deslocou ao Malawi para buscar experiência daquela Sociedade Nacional sobre as boas práticas de implementação da Assistência em Dinheiro e Senhas uma vez que o Malawi já vem implementando e com sucesso esta abordagem há longos anos. Uma das recomendações desta visita foi a necessidade de dar continuidade a estes eventos por formas a fortalecer as capacidades das duas Sociedades Nacionais em matérias de redução de riscos de desastres.